top of page

A luta

Câmara aprova projeto que dispõe ensino de Libras em escolas municipais

12 DE JULHO DE 2019

O Projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua na grade curricular das escolas municipais que tenham alunos surdos, como disciplina transversal foi aprovado e segue para avaliação do poder Executivo de Imperatriz.

 

MARANHÃO – A indicação de Nº 47/2019 determina que as escolas da rede municipal possam dispor do ensino de Libras e a Língua Portuguesa durante a escolarização dos alunos surdos, a fim de garantir a aprendizagem das duas línguas. O projeto ainda garante que a disciplina deverá ser ministrada por profissional qualificado, com formação Superior e certificação para o ensino de Libras.

O autor da matéria, vereador Fábio Hernadez (PSC), destacou que a Libras foi reconhecida oficialmente em 2002 pela Lei Federal Nº 10.436 e que seu projeto está amparado pela Constituição Federal, em diversos pontos, como o princípio da igualdade e a garantia do atendimento especializado às pessoas com deficiência; e pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, quando garante um sistema educacional inclusivo e para preservar a uniformidade de tratamento, dando as mesmas oportunidades para todos.

“O Executivo ao inserir a disciplina Libras – a língua de sinais – como disciplina transversal ou obrigatória nas escolas municipais que porventura tiverem alunos surdos, estará desenvolvendo e implementando um sistema educacional inclusivo”, garantiu.

Fonte: http://portaldoguigui.com.br/2019/02/25/camara-aprova-projeto-que-dispoe-ensino-de-libras-em-escolas-municipais-de-imperatriz/

Criação da central de libras  em imperatriz.

24/09/2015

FT 1 Isaías Leão.jpg

  Imperatriz – Solicitada pelo Instituto Sociocultural e Educacional dos Surdos do Sul do Maranhão (ISSULMA), a audiência pública desta quinta-feira (24) vai discutir propostas de um Projeto de Lei Municipal para criação da Central de Libras de Imperatriz para Surdos. O debate vai contar com as presenças do especialista em Língua Brasileira de Sinais Isaías Leão propositor e fundador do ISSULMA, do presidente provisório Francivaldo Barbosa e da comunidade de surdos da cidade.

A Central de Libras tem o objetivo de oferecer suporte aos deficientes auditivos como consultas médicas, audiências em fóruns, seleção de empregos, entre outros, garantindo acessibilidade e maior qualidade de vida. A criação da central está prevista no Decreto nº 5.296/2004, da Presidência da República.  

A audiência pública foi solicitada pelo vereador Fidelis Uchoa (PRB) e será dirigida pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Lazer e Turismo vereador João Silva (PRB).

Fonte: Mari Marconccine/Assessoria |

Fotografo: Fábio Barbosa/Assimp

FT 2 galeria.jpg

O vereador Adonilson Lima (PC do B) relatou sua satisfação em ver o Poder Legislativo promovendo uma discussão tão importante e decisiva, envolvendo mais de 45 milhões de brasileiros. “O poder público quase sempre, quando é cobrado se esconde, usa mecanismos, monta estratégias para não estabelecer o direito das pessoas. É lógico que uma central tem que ser criada e que o poder público possa pagar, resolvendo problemas de uma comunidade gigante na nossa região.”

 

Ao encerrar a audiência, o vereador João Silva, pediu urgência na elaboração das propostas. “Tragam o projeto com urgência para ser analisado e votado, para que, antes de dezembro possamos entregar esta Lei pronta, antes do término do período legislativo.

surdole0412[1].jpg
Isaías Leão: “Sempre de cabeça erguida a comunidade Surda segue na luta.
esta história está marcada para sempre.
 

 

Manifestação na câmara dos Vereadores

a comunidade Surda lutou pelos seus direitos

Não pela bagunça  

 

Nossa  luta era: 

Qualificação e contratação de mais interprete  

Emprego para surdos

Melhoria da educação em imperatriz

Criação da CELI - Central de Libras de Imperatriz - MA

 HISTORIA TRISTE, CHEIO DE VITÓRIAS

 

No dia do movimento,

 foi ordenado por alguém que os intérprete não apoiasse  e deixaram a comunidade surda  ''MUDA'' a câmara dos vereadores e a audiência foi adianta..

A verdade está ai, veja os cartazes a foto as escritas:

(QUEREMOS INTÉRPRETE QUALIFICADOS ) -  Imperatriz até hoje tem pouquíssimo intérprete qualificados para muitos surdos ( QUEREMOS CONTRATAÇÃO DE  MAIS INTÉRPRETES DE LIBRAS ) - naquele dia lutamos sem eles -  LUTAMOS E CONSEGUIMOS A APROVAÇÃO DA CENTRAL DE LIBRAS,  CONSEGUIMOS CRIAÇÃO O DIA MUNICIPAL DOS SURDOS E CONTRATAÇÃO DE INTÉRPRETE DE LIBRAS NA CÂMARA DOS VEREADORES.

com apoio de alguns amigos Deficientes Físicos e outros e também algumas pessoas que sabiam libras o Básico.

 

Eu e a comunidade Surda do ISSULMA, FICAMOS HONRADO E AGRADECEMOS PELA MÃO AMIGA DO GRUPO QUE NÓS APOIARAM NESSA DIFÍCIL LUTA.

 

O desejo da comunidade surda de Imperatriz:

Ter uma verdadeira  inclusão social significa que, no futuro, queremos médicos que saibam conversar em Libras, psicólogos, enfermeiros, policiais e outros. O surdo não precisa ficar dependente para o resto da vida”, afirma Isaías Leão,

será que estávamos errados? de querer lutar pelo nosso direitos e ter a nossa autonímia,

 

Pela humilhação que recebi e os que falaram a meus respeitos, não eram verdade. todas as provas estão por ai. pensei que o outro grupo VIERAM UNIR E LUTAR, infelizmente foi contra,

A nossa magoa ficou marcado para sempre.

SOMOS SURDOS, SOMOS VENCEDORES

  LUTE POR NÓS, COM NÓS

NÃO LUTE POR NÓS, SEM NÓS

                                   Isaías Leão

tentativa[1].jpg
Comunidade Surda de Imperatriz – MA derruba Projeto de Lei de Terceirização de Intérpretes de Libras.

15 DE SETEMBRO DE 2019

ISAIAS LEÃO
Autor da proposta

TESTE DA ORELHINHA


Autor do projeto Lei 
Distrito Federal

Ex Deputado Distrital Augusto Carvalho

bottom of page